Alopecias

O termo Alopecia significa a perda temporária ou definitiva, senil ou prematura, total ou parcial, de pelos e cabelos.

As alopecias são divididas em dois conjuntos: alopecias cicatriciais (queda permanente e irreversível) e alopecias não-cicatriciais (é possível a recuperação dos fios).

Alguns tipos:

· Alopecia Areata: causada por fatores autoimunes, podendo ser desencadeado por stress, caracterizada por processo inflamatório na raiz dos pelos, levando à intensa queda de cabelo em determinadas áreas, geralmente formando “clareiras”.

· Androgenética: também chamada de calvície, é causada por fatores genéticos, associados às alterações no metabolismo da testosterona, e por isso é mais frequente nos homens.

· Por tração ou trauma: resultado de agentes externos ao organismo, que causam lesões no couro cabeludo, gerando a queda dos cabelos. Podem ser secadores de cabelos, chapinhas, penteados e até a tricotilomania (mania na qual a pessoa tem o comportamento de puxar os próprios cabelos).

· Por medicamentos: a queda dos cabelos é secundária a uma reação orgânica ao uso de determinado medicamento. Por exemplo: anticoagulantes, citostáticos, ácido valpróico, mercúrio, altas doses de vitamina A, e é claro, a quimioterapia.

· Seborreica: causada por uma dermatite, que pode ser tratada com o uso de medicamentos.

· Difusa (Eflúvio): o eflúvio é um período normal em que o cabelo cai naturalmente, mas quando este mecanismo encontra-se desregulado, pode haver um período maior e mais intenso de queda de cabelo. Pode ocorrer após stress psicológico ou fisiológico (cirurgias, doenças sistêmicas, febre, etc).

· Cicatricial: caracterizada por causar dano irreversível aos folículos dos pelos. Existem diverso tipos diferentes dessa manifestação, primários ou secundários a alguma doença sistêmica (ex;lupus)

O tratamento é de acordo com o tipo de alopecia, portanto, consulte seu dermatologista.