Acne (espinhas)

A Acne ocorre quando há um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, gerando os famosos cravos e espinhas.

Apesar de muito frequente na adolescência, pode surgir também em adultos, principalmente nas mulheres.

As lesões aparecem mais frequentemente na face, porém podem ocorrer em outras partes do corpo, como costas, ombros e colo.

Os sintomas principais são: comedões (cravos); pápulas (lesões sólidas arredondadas, endurecidas e avermelhadas); pústulas (lesões com pus); nódulos (lesões inflamatórias em camadas mais profundas da pele que podem levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes) e cistos (também mais profundos, inflamados ou não, com conteúdo sebáceo, podendo ser muito dolorosos e deixar cicatrizes).

⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pode ocorrer piora relacionada às situações de estresse ou alterações hormonais (síndrome dos ovários policísticos, período menstrual, etc). Outros fatores que influenciam são o uso de medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, contato com óleos, graxas ou produtos gordurosos. ⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tratamento varia de acordo com a gravidade, localização e características individuais do paciente. Verificamos se há lesões não-inflamatórias (“cravos”) e/ou inflamatórias (“espinhas”, nódulos, cistos) e/ou cicatrizes. De forma geral, é feito com sabonetes antioleosidade, medicações orais e produtos tópicos, como retinoides, antibióticos e outros. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Procure um dermatologista para avaliar seu caso. Jamais ‘esprema’ cravos e espinhas, isso só piora o quadro! Outros procedimentos clínicos podem ser realizados, a fim de acelerar a melhora, porém, não substituem o tratamento convencional. Já para os casos onde a acne deixa cicatrizes, podemos avaliar tratamentos como o microagulhamento, peelings e lasers.