TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS PARA ELES

A evolução na dermatologia engloba os cuidados para a pele masculina.

Afinal, todos nós perdemos colágeno, uma proteína importante na constituição do corpo humano, que representa 25% dele. Só que, como dizem por aí, depois dos 30 a casa cai. E cai para todos, já que a perda do colágeno se acumula em cerca de 1% por ano.

Para minimizar esse probleminha da natureza, hoje o foco está nos bioestimuladores de colágeno, como Radiesse, Sculptra e Ellansé.

A ação principal é suavizar os sinais do envelhecimento, melhorando a flacidez e corrigindo os contornos faciais.

Muitos homens estão recorrendo à técnica na região malar, mento e ângulo da mandíbula, por reforçar uma região que expressa virilidade, valorizando os pontos marcantes dos homens.

Outra ‘novidade’ é a técnica dos MD Codes. Mais assertividade para a aplicação do ácido hialurônico, preenchedor que ameniza rugas fixas/profundas e possui ações que vão desde à correção de olheiras, à harmonização facial.

O Botox (toxina botulínica) já ganhou espaço entre eles e ajuda a evitar que as rugas se instalem! Também muito usado para o suor excessivo (hiperidrose) nas axilas, costas e mãos.

Nos cuidados diários, fico muito feliz em ver crescer o número de homens que vem para fazer mapeamento de sinais; saber qual filtro solar ideal para usar e como usar, a fim de evitar manchas e o câncer de pele. Lembrando que é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos, sendo mais frequente nos homens.

Cientistas acreditam que o câncer de pele mata mais homens por “descuido”. Simples assim! Por isso, como dermatologista, costumo alertar bastante sobre proteger a pele.

Por último, queixa frequente é o cuidado com o cabelo, já que a vida estressante tem trazido cada vez mais homens ao consultório para tratar a queda capilar.

Felizmente, avançamos muito e hoje temos boas opções para tratar a calvície e outros tipos de alopecias. A MMP é a técnica mais aplicada para diversos tipos de queixas com relação aos fios. A siga refere-se à Microinfusão de Medicamentos na Pele.

As medicações são inseridas diretamente onde devem agir, por isso, são geralmente mais eficazes. Cada princípio ativo age de maneira distinta, porém em sintonia, visando a otimização dos resultados pretendidos.

Homem também se cuida. E cada vez mais!

Dra. Rachel Rosado | Dermatologista e Reumatologista