PSORÍASE NO COURO CABELUDO

Dados indicam que 80% dos portadores da psoríase irão apresentar lesões no couro cabeludo, caracterizadas por escamas espessas branco-prateadas, bem parecidas com uma dermatite seborreica (caspa) grave.

Os maiores incômodos tem relação com a estética (as placas caindo na roupa) e a falta de informação que pode levar ao preconceito – há quem pense que o problema tem a ver com falta de higiene – o que é um MITO! A psoríase no couro cabeludo também pode levar à maior queda nos fios e coceira. Tudo isso costuma afetar a autoestima da pessoa. Mas vamos às boas notícias, TEM TRATAMENTO!

A Psoríase não tem cura, mas tem controle através de diversas terapias tópicas ou sistêmicas, minimizando a dor, as lesões e a melhorando a qualidade de vida do paciente.

Quando as opções tópicas não se tornam efetivas para as lesões nessa região, o próximo passo é seguir para outra categoria de tratamento, como a fototerapia ou então os chamados de sistêmicos – os mais ‘evoluídos’ são os medicamentos biológicos. Temos uma gama de opções para controlar a psoríase. ⠀

No dia a dia, veja as minhas orientações gerais:

– Alimentação balanceada, evitando alimentos que podem aumentar a inflamação;
– Não tomar banho quente – no inverno, procure usar água morna e tome banhos mais rápidos;
– Evite acessórios que possam abafar a região das lesões (ex.: chapéu, boné, gorro);
– Use o sol ao seu favor: banho de sol diariamente, com orientação do seu médico;
– Evitar o consumo de bebidas alcóolicas e fumar, nem pensar!
– Cuide da sua saúde mental. Fuja do estresse. Vale tentar dança, ioga, meditação…Ou até se afastar de pessoas que te fazem mal.

– Encontre um médico experiente no assunto para chamar de seu. Confie nele e siga suas orientações. Nada de se descuidar porque melhorou. A psoríase é uma doença de fases. Vai e volta. Portanto, requer disciplina para alcançarmos seu controle.

Saiba mais: a psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, não contagiosa, que possui ligação com fatores genéticos, somados a gatilhos ambientais, como
infecções, estresse, agressões à pele e até uso de certos medicamentos.

Cuide-se bem e conte comigo para controlar sua psoríase.
Dra. Rachel Rosado | Dermatologista e Reumatologista