Câncer de Pele, tipos e grupos de Risco

 

A pele é o maior órgão do corpo humano e precisa de muitos cuidados. Mas infelizmente, muita gente continua se arriscando e ignorando as orientações de prevenção do câncer de pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos.

Tipos de câncer de pele:

1)MELANOMA: é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos.

2)NÃO-MELANOMA: tumores de diferentes linhagens, sendo os mais frequentes o carcinoma basocelular (mais frequente, porém menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.

Sintomas:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento. É fundamental que estejamos sempre atentos, principalmente se a exposição solar crônica tenha sido um fator bastante presente na sua história.  Veja na imagem os grupos de risco. E lembre-se da prevenção: use filtro solar todos os dias!