Quem tem psoríase vive uma batalha diária com os altos e baixos dessa doença crônica. Mas e quando as lesões não se limitam só à pele e se manifestam também nas ‘juntas’ ?

Cerca de 40% das pessoas que tem psoríase irão desenvolver a Artrite Psoriásica (AP), que é quando a inflamação atinge as articulações. Mas também é possível que a AP ocorra antes da manifestação da psoríase e até sem manifestação na pele.
Inclusive a gravidade das lesões na pele e acometimento das articulações nem sempre ocorrem ao mesmo tempo, e/ou com a mesma intensidade. ⠀

Quais são os sintomas mais comuns? ⠀
Dor nas articulações, inchaço e rigidez matinal.

A AP pode afetar poucas articulações do corpo (oligoartrite) ou muitas (polioartrite). As principais articulações afetadas são: as dos joelhos, dedos das mãos e pés, cotovelos, coluna lombar e cervical e área das nádegas.
Normalmente, a condição se manifesta entre 30 e 50 anos, mas pode atingir qualquer idade.

São sintomas que mexem muito com a qualidade de vida, já que as articulações são responsáveis pela junção dos ossos e são elas que nos dão mobilidade.

Como Dermato e Reumato, já costumo acompanhar o paciente com psoríase, para observar sintomas gerais e aspectos clínicos que variam de acordo com cada período da pessoa.
Assim, podemos juntos definir tratamentos e mudanças no estilo de vida, para evitar as manifestações (tanto na pele, quanto nas articulações), ou então, controlá-las. ⠀

Para buscarmos o sucesso no tratamento, precisamos de uma relação com 3 quesitos : paciência, perseverança e confiança.

Paciência porque pode ser necessário mudar algumas atitudes diárias.

Perseverança porque o tratamento é individualizado e pode mudar ao longo dos anos.

E para finalizar, a confiança em relação ao médico, as opções de tratamento apresentadas e o que se pode esperar como paciente; e você seguindo o tratamento e contando suas dificuldades, conquistas, evoluções, etc.

Atualmente existem muitos medicamentos avançados para nos ajudar nessa relação e no controle da Artrite Psoriásica.
Conte comigo para vencer essa batalha!

Dra. Rachel Rosado | Dermatologista e Reumatologista